Quais as comidas que não podem faltar em seu restaurante?

feijoada

Você sabe como fazer um menu para seu restaurante? Saber escolher comidas para menu de um restaurante requer certos cuidados!

Escolher o tipo correto de culinária para restaurante é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento de comidas.

São muitos os fatores que podem fazer diferença na hora de escolher os tipos de comidas para restaurantes.

São tantos e tão diversificados que vamos lhe dar um passo a passo bem interessante, para que você não venha a ter problemas na escolha do menu de seu restaurante.

Comidas que não podem faltar em um restaurante!

Antes de sairmos listando uma série de comidas que não podem faltar em seu restaurante, é preciso entender algumas coisas:

  1. Localização do restaurante!

Por que isso é importante? Ora, se o seu restaurante estiver localizado próximo à praia, por exemplo, não podem faltar peixes e frutos do mar!

Mas, se ele estiver localizado em uma zona serrana, bem rural, cordeiros, porco, queijos e compotas de doces são quase uma obrigação.

Se o seu restaurante está localizado em uma zona comercial, com muitos clientes com pouco tempo para fazer suas refeições, cardápios especiais para self-service são os mais indicados: carnes assadas e cozidas, tortas salgadas e doces, massas e saladas diversas.

  1. Especialidade da casa!

Qual a comida que as pessoas sempre buscam em seu restaurante? Em que a sua cozinha é realmente boa? Mesmo quando for mudar o cardápio, esse ou esses pratos não podem faltar!

  1. Tipo de restaurante!

Se você tem um restaurante que serve comidas para viagem ou uma empresa de refeições delivery, suas opções de cardápio já serão outras.

  1. Público-alvo!

Qual o perfil das pessoas que frequentam seu restaurante? Isso também é importante na hora de decidir o menu para restaurante!

Agora, sim, já podemos falar de comidas que não podem faltar em um restaurante!

  • Feijoada!

Essa é uma comida que agrada a todos os brasileiros, de Norte a Sul do País!

  • Macarronada e Lasanha

A influência da comida italiana também conseguiu cair no gosto de todos os brasileiros! O que dizer de nosso próximo item?

  • Pizza!

Outra unanimidade nacional! Não há um só bairro, em todo o país, que não tenha uma pizzaria! Além disso, a possibilidade de sabores consegue agradar até quem as prefira doces!

  • Peixadas!

Essa é uma comida típica das zonas litorâneas, principalmente no Nordeste, mas também presente no Sul do País.

  • Churrasco!

eita-churrascao

Quem não gosta de uma suculenta picanha, maminha e fraldinha na brasa? Esse, sem dúvidas é um prato que não pode faltar, mesmo, em seu restaurante.

  • Feijão Tropeiro!

Eita, nós! Isso é para lá de bão!!! Nas Minas Gerais, principalmente, esse é um prato que não pode faltar, principalmente se vier acompanhado de umas costelinhas de porco, um leitão à pururuca…

  • Bife à Milanesa!

Empanado em farinha de rosca ou milho e frito em azeite, é um verdadeiro pecado, e muito procurado nos restaurantes.

  • Bife à Parmeggiana!

Bife à milanesa, com bastante molho de tomate e queijo derretido ao forno! Eu não conheço ninguém que não goste!

Mas, em termos gerais, o que não pode faltar em um menu para restaurante são pratos de carnes, aves e peixes assados, fritos, ao molho e cozidos.

Vários tipos de acompanhamento, como: arroz à grega, arroz de brócolis, saladas de legumes, verdes, cruas ou cozidas, com ou sem azeite e especiarias.

Cuidados gerais na hora de escolher as comidas para restaurante!

O mais importante na hora de escolher comidas para menu de restaurante é certificar-se da responsabilidade e cuidado dos fornecedores.

Se você tiver dificuldades em conseguir ingredientes essenciais para a confecção de algum prato, repense o cardápio!

Se o seu fornecedor não consegue atender à sua demanda diária, repense seu fornecedor ou consiga outros que possuam a mesma qualidade de produtos.

Mas, aquilo que realmente é o mais importante na hora de escolher comidas para o menu de um restaurante é a aceitação da clientela! Fique atento aos comentários! Faça pesquisas pontuais, logo após seus clientes terminarem suas refeições, e anote todos os detalhes. A partir desses detalhes, você pode decidir manter ou retirar algum item! O seu patrão é o seu cliente! Muito sucesso para você!

Gostaram de nossa análise! Comentem e mandem sugestões! Até breve!

Por que seu restaurante tem que inovar os pratos?

Você sabe quando tem que inovar os pratos de seu restaurante? Sabia que a inovação culinária é muito importante, mas requer cuidados?

Inovação nos pratos de um restaurante não é uma coisa que possa ser feita de forma aleatória ou sem nenhuma reflexão!

Escolher o tipo correto de culinária para restaurante é fundamental para o sucesso de qualquer restaurante!

Vamos ver o porquê de seu restaurante ter que inovar os pratos, mas fazê-lo de forma que não acarrete mais malefícios do que bem.

Por que seu restaurante tem que inovar os pratos?

Para sair da mesmice! Essa pode ser uma resposta! Para ver se minhas vendas aumentam! Outro bom motivo! Mas, realmente, você sabe porque seu restaurante tem que inovar os pratos?

Vamos lá!

  1. Para variar o cardápio!

Excelente motivo! Principalmente se o seu restaurante não faz isso há mais de dois meses. Não! Isso não é uma regra! Mas é interessante acrescentar uma ou duas mudanças no cardápio a cada dois meses.

Fique atento ao feedback de seus clientes em relação às inovações que você fez, e, principalmente, àqueles pratos que você retirou! Ouça sua clientela!

  1. Para acompanhar a moda!

Esse é o famoso motivo “faca de dois gumes”! Às vezes, a moda só funciona em determinados nichos ou locais. Portanto, fique atento ao retorno de seus clientes! Melhor, faça uma pesquisa de opinião e saiba o que seus clientes pensam sobre o prato da moda!

Além disso, você tem que entender que devem existir pessoas que saibam confeccionar o tal prato da moda, do contrário, esqueça!

  1. Para ampliar a clientela!

Esse é um bom motivo! Se o seu público-alvo começou a se alterar, com a inserção de novos perfis que antes não existiam, essa é a melhor hora para inovar!

Muitas vezes, os restaurantes possuem clientes que agregam valor ao local! São pessoas que atraem outras pessoas à lugares que ela gosta de frequentar.

Com isso, muitas vezes o perfil do público do restaurante começa a mudar: são novos gostos, paladares, sensibilidades, enfim, é necessário adequar o cardápio a essa nova realidade, sob pena de perder esse importante acréscimo!

Opte por clássicos!

Se você percebeu que chegou a hora de uma inovação culinária em seu restaurante, não invente muito! Opte pelos clássicos!

  • Feijoada!

Essa é uma comida que agrada a todos, e, se você ainda não serve essa iguaria, não tenha dúvidas em começar a inovar os pratos do seu restaurante com uma suculenta feijoada!

  • Pizza!

Esse é o clássico dos clássicos! Uma unanimidade nacional! Não há ninguém que não goste de uma pizza à calabresa ou aos quatro queijos etc.

  • Churrasco!

eita-churrascao

Picanha, maminha, costela, fraldinha, porco, linguiça e carneiro na brasa são pratos que nunca deveriam faltar. Portanto, se ainda não serve, insira assim que possível!

  • Pratos típicos regionais!

Essa é uma boa opção para inovar os pratos! Você pode, inclusive, criar o dia da Itália, por exemplo, e servir massas e outros pratos típicos italianos!

Ou pode fazer o dia do Nordeste, e acrescentar peixadas, carne de sol, baião de dois, escondidinho de mandioca (macaxeira), enfim, milhares de opções!

Essa é uma boa ideia para inovar pratos no seu restaurante, além de ampliar, e muito, o seu público! Prepare-se!!!

  • Pratos vegetarianos!

O público vegetariano é um público fiel e que gosta de comentar com os amigos sempre que encontram boas opções de comidas vegetarianas.

Se você optar por este tipo de inovação terá que ter alguns cuidados, como: utilizar produtos orgânicos e de procedência reconhecida, além de indicar, no menu, como o prato é confeccionado. Isso pode ser um grande diferencial!

Mas, atenção, só opte pela inovação culinária vegetariana, se conseguir confeccionar os pratos de acordo com o esperado por seus novos clientes.

Conselhos gerais!

Mas, em termos gerais, o que não pode faltar em uma inovação culinária são pratos de fácil aceitação e de conhecimento generalizado!

Mas, se você também é um grande criador de novos pratos, experimente! Quem sabe você não descobre a galinha dos ovos de ouro?

Mas, o fundamental, tanto para inovar quanto para manter a qualidade de seu cardápio é: não abdique da qualidade dos produtos! Se você não consegue mais

Mas, aquilo que realmente é o mais importante na hora de escolher comidas para o menu de um restaurante é a aceitação de seus clientes! Afinal, eles é que realmente importam!

Gostaram? Comentem e mandem sugestões! Até nosso próximo encontro!